Não saberia, nunca, explicar a sensação feliz que me dá rever fotos, vídeos e conversar com os que lá conheci. Escrevi alguns textos tentando juntar momentos, conversas, sensações sentidas e vividas nos tantos lugares pelos quais passei. Há acréscimos, eu preciso mencionar. É ficção, portanto. Os textos deste blog são completamente carregados de nostalgia... esperança... e vida! Vida, que é o estado em que quero estar permanentemente!

domingo

Hokksund, 29 de junho de 2009

Creche do Henrik - local de guardar roupas e sapatos dos bebês...

O governo da Noruega paga metade do valor exigido na creche do Henrik, filho da prima. Com menos de 2 anos, ele já frequenta esse lugar, que ele adora!, diga-se, onde aprende a vestir a roupa sozinho, comer sozinho à mesa, aprende músicas da cultura do país e entra em contato com outras crianças. O Henrik é o garotinho que mais faz sucesso aí, as tias adoram, mimam, acham linda a cor brasil-noruega que ele ficou! rsrsrs...


Essas máquinas de reciclagem estão por toda parte. Você leva latas e garrafas (somente norueguesas) para os supermercados onde as máquinas estão e enfia nesse burado aí... depois sai um papelzinho com o valor que você ganha para fazer compras no supermercado. Tem muita gente que podia viver muito bem só fazendo reciclagem na Noruega. Um excelente exemplo pra gente, né?


Essas caixas maiores são para outros tipos de materiais recicláveis. Cada cidadão norueguês, conscientemente, seleciona seu lixo e leva praí.

Dados:
A Noruega recicla 88% de seu vidro;
A Noruega tem a maior empresa de reciclagem de metais do mundo.

Mas uma coisa que eu não entendo e acho contraditório – já que são tão preocupados com reciclagem – é que eles desperdiçam muita água e energia elétrica. Fiquei chocada como as casas e centros comerciais deixam as luzes acesas desnecessariamente. Quanto à água, basta o que ouvi de uma brasileira casada com norueguês: "deixa a mangueira aberta mesmo, eles gostam de ver tudo verdinho...". Meu Deus! =O


A marca OMO comercializa seus produtos em cerca de 28 países do mundo, inclusive a Noruega.


Michael Jackson morreu um dia antes da minha viagem pra Noruega. Chegando lá, claro, era só isso que eu via nos jornais...


Inúmeros muçulmanos habitam a Noruega. Continuam usando seus hijab... pelo que pude perceber, eles não querem se adaptar à cultura na qual, agora, estão inseridos.


A Sentinela e Despertai! norueguesas.


Velkommen til Eiker Paintball Park! = Bem-vindos ao Eiker Paintball Park. Vizinho à casa da prima... a meninada brincada todo dia e a gente ouvia, da varanda, os tiros.


Pista de ski em Drammen. No verão não tem muita graça, mas deu pra curtir a sensação de estar num local muuuuuuito nonsense pra quem mora no Nordeste do Brasil.


Essa aí é a entrada pro tunel de Spirallen, em DRAMMEN, cidade pertinho de Hokksund. A entrada principal fica por trás do hospital que minha prima teve o Henrik, filhinho dela.
Esse túnel foi esculpido na montanha, em 1953, tem 1650m de extensão e sobe 213m acima do nível do mar. O resultado é esta vista espetacular:


O MINISTÉRIO DA SAÚDE (em qualquer lugar do mundo) ADVERTE: Fumar Marlboro norueguês também faz mal a saúde!

Mas é irado esse nome aí com esse "o" cortado, né? rsrsrs.. Só lembro da prima dizendo direto "Vâmu ali dar um røyking...". Røyking dreeper significa O FUMO MATA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário