Não saberia, nunca, explicar a sensação feliz que me dá rever fotos, vídeos e conversar com os que lá conheci. Escrevi alguns textos tentando juntar momentos, conversas, sensações sentidas e vividas nos tantos lugares pelos quais passei. Há acréscimos, eu preciso mencionar. É ficção, portanto. Os textos deste blog são completamente carregados de nostalgia... esperança... e vida! Vida, que é o estado em que quero estar permanentemente!

domingo

Oslo, 26 de julho de 2009

Vigelands Museet, em norueguês, ou Parque Vigeland. O maior parque de esculturas do mundo!

O parque é dividido em cinco partes. Esta aqui é a Entrada Principal:

Panorâmica do parque:

Na foto abaixo, temos o trecho Roda da Vida, relação com aquela escultura lá no final... E também, à frente, o calendário solar:

A roda é um símbolo da eternidade, e ela foi projetada como um anel de rotação de homens, mulheres e filhos abraçados para sempre.

Esse parque tem dimensões impressionantes...

Eu, na foto acima, extasiada! =)

Essa planta aí de cima parece que tá sempre coberta de neve, tão linda!

Acima, um dos tantos lugares agradáveis para sentar, conversar, tomar sorvete...

Abaixo, A Fonte, a parte mais antiga do parque. Perceba que seres humanos são o tronco das árvores, demonstrando, para Vigeland, a evolução da vida, o ciclo do nascimento ao túmulo, como também é o ciclo da natureza:

Esculturas mágicas, muito delicadas e precisas:

Abaixo, estamos na parte do Monolito, o ponto mais alto do parque:

O Monolito representa, para o artista, a ida das pessoas ao céu (ou a morte). Nesse momento de desespero e felicidade, as pessoas se abraçam umas às outras, mostrando solidariedade e esperança:

A coluna possui 17 metros e é composta por 121 figuras, esculpidas a partir de um único granito!

Abaixo, algumas das esculturas de que mais gostei na parte da Ponte das Crianças:

Esse é o bebê mal-humorado, a escultura mais famosa desse trecho, representa as crianças norueguesas.

Acima, mais uma das áreas de contato ambiental...

Abaixo, músicos noruegueses ganhando um 'dinheirinho' para tocar seus instrumentos musicais enquanto os turistas apreciam as tantas esculturas:

Parque Vigeland é emocionante! Aqui há mais de 200 esculturas de bronze, granito e ferro produzidas por Gustav Vigeland, durante 1939 a 1949. Esse artista foi patrocinado pelo governo de Oslo e realizou uma obra artística fantástica, com mais de 16 mil esculturas, que podem ser melhor conhecidas neste site:

http://www.vigeland.museum.no/

Um comentário: